Os Gabelenses



História da Gabela


A FUNDAÇÃO

A cidade da Gabela está situada no município do Amboim, província do Quanza Sul (Kwanza Sul) a nordeste da capital Sumbe,(Ex Novo Redondo) entre os paralelos 10.15 e 14.22 de latitude sul e leste respetivamente e a uma altitude de 1054 metros do nível do mar, e sua fundação está intimamente ligada com a história do Amboim.

Por portaria n.• 267, de 2 de Junho de 1899, era extinto o posto da Sanga e criado o posto no Amboim, que foi instalado em 1900 (no lugar onde hoje é a cidade da Gabela) e ficou sob o comando de um alferes. Em 1907 a 28 de Outubro , data da fundação da Gabela com o nome N’GABELA, eclodiu uma revolta das populações nativas que matam dois soldados e aprisionam os restantes de uma pequena força que foi para os submeter.
Reprimida esta primeira revolta, dá-se em 1911 a segunda, que não chegou a alastrar-se, e que não teve consequências, sendo facilmente sufocada com forças enviadas de Luanda.
Foi nesse ano de 1911 criada a Circunscrição Civil do Amboim, que pouco meses depois, dava lugar a uma Capitania-mor do Amboim com sede na Gabela que era, uma simples fortaleza, com razoáveis condições de defesa contra possíveis investidas dos habitantes locais, habitada unicamente por forças militares e uma meia dúzia de comerciantes com suas famílias.
Deu-se então a terceira revolta do Amboim em 1917. A 7 de Maio de 1917, próximo do lugar do Assango, e perto do Rio Cuvo, foi morto pela população, o ex-cabo Henrique. Foi o primeiro grito de rebelião.
Poucos dias depois, foi assassinado também pelas populações nativas, nas proximidades da Roça Santa-Clara, o europeu Silva Cantante. A revolta tinha já tomado na vizinha Circunscrição do Seles um grande desenvolvimento. Em seguida, ao sul do Amboim, foram assaltadas e incendiadas as casas das Roças Boa Entrada o Rio Gilo.
Para norte do rio Carlaongo, parecia reinar a maior tranquilidade.
Por espaço de vinte dias, nada mais de anormal se notou. Várias pessoas que tinham fugido para o litoral, regressaram ás suas habitações. Este facto é explicado de duas maneiras, dizendo uns que foi devido ao Soba da Libata da Honga não querer aderir ao movimento e, por fim, ter aderido.
Segundo outros, foi devido à propaganda de um aventureiro luxemburguês, ali residente, que convenceu as populações nativas de que nós não tínhamos soldados para mandar para o Amboim, por terem ido para a guerra europeia, onde Portugal era membro beligerante. Esta propaganda, talvez, com a falta de atividade da nossa parte, fez convencer as populações nativas da sua força, e a revolta por reação as espoliações praticadas pela população branca em avançada penetração naquela região, usurpando as terras, que tinha começado e alastrado no Seles, se desenvolvesse no Amboim e chegasse ao Libolo.
Foi, então, a chacina, a pilhagem, o incendio. Os atos de antropofagia sucederam-se com os maiores requintes de selvageria.
Formaram-se no Amboim dois redutos do defesa: um na Gabela o outro no Longué.
Fora destes dois pontos, todas as casas foram saqueadas e incendiadas. Os europeus e os nativos leais, que não conseguiram fugir para a Gabela ou para Longué, ou que não conseguiram alcançar o litoral, foram vítimas da ferocidade das populações revoltadas.
Grande foi o número de sacrificados e os prejuízos materiais foram enormes. Foram mortos 17 portugueses, tendo as suas mulheres conseguido refugiar-se no interior da precária fortaleza, defendida por uma pequena guarnição militar, com reservas de mantimentos e munições suficientes apenas para escassas semanas. Embora não houvesse qualquer notícia oficial, começaram a circular em Luanda rumores alarmantes. Na época a região de Gabela não estava ainda dotada de telegrafia sem fios, sendo a comunicação feita por meio de estafetas, alguns dos quais se presume haverem sido trucidados para impedir que as informações chegassem à capital.
Em Luanda, o governador geral Pedro Francisco Massano de Amorim tirou à sorte os nomes de 27 voluntários, recrutados entre a população branca local, com o fim de integrarem uma das colunas despachadas para o território revoltoso. A coluna que integrava o contingente de voluntários, era formada por 115 praças indígenas, e 50 praças do Corpo de Polícia da Província de Angola, sob o comando geral do capitão Pereira, chegando a 8 de junho de 1917 a Benguela Velha, atual Porto Amboim. Para além desta, uma outra coluna seguiu pelo Quissama, elevando o efetivo total a 512 homens.

Progredindo através da região volátil do Amboim, chegaram a Cafécangombe, onde prenderam vários Sobas, forçando-os a fornecer-lhes carregadores, com ultimato para que os arranjassem até o final do dia. A ordem apenas parcialmente foi acatada, e mesmo assim com significativa relutância e má vontade, pelo que a companhia foi obrigada a deixar no acampamento parte dos víveres que levavam. Às 3 horas da madrugada do dia 10 de junho, a coluna, seguindo o caminho em marcha forçada, chega a Salinas, onde encontra a primeira casa incendiada e em ruínas, montando aí acampamento. Antes de iniciarem a subida pela região montanhosa do Amboim, já em pleno território revoltado, a coluna formou em quadrado, avançando sob fogo ocasional de atiradores dos revoltosos bem camuflados, sofrendo algumas baixas.
Após combate contra as forças revoltosas, em que ficaram feridos dois dos voluntários de Luanda, chegaram por fim às portas da fortaleza de Gabela, onde se encontravam as mulheres sitiadas. O combate durou algumas horas, culminando com a fuga desordenada das forças revoltosas e a libertação da fortaleza e das forças e mulheres aí sitiadas.
Por fim, os Amboins abateram a ofensiva, mas ocultaram-se na floresta, e não se apresentavam ás autoridades. Foram recrutados bailundos como auxiliares. Então, a pouco e pouco, foi-se atingido a normalidade Em regime militar viveu 10 anos o Amboim, tendo sido restabelecida a Circunscrição Civil em 1921, quando inteligentemente se reconheceu o que se tinha passado, na província de Angola, na época da ocupação. Chegara o momento de uma nova ação de trabalho.

 


ENTRE OS ANOS de 1921 aos ANOS 1960

Com a nomeação do novo Administrador da Circunscrição do Amboim em Dezembro de 1921 até Dezembro de 1923, que se instalou numa dependência na Companhia Indígena com sede na Gabela iniciou um ciclo de desenvolvimento, trazendo alguns funcionários de várias profissões que a Agência de Angola disponibilizou, e que pouco a pouco foram ficando na Gabela.
No centro da povoação, a fortaleza, com os baluartes e um fosso que era um foco de infeções. Por toda a parte, o capim brotando impávido, os corrais dos porcos junto ás casas, as galinhas debicando no solo, em fim, a Gabela estava fora da civilização.
Assim se começou a trabalhar. Primeiramente, procurou alterar o seu aspeto. As sanzalas dos Cipaios, (polícias indígenas ao serviço do Estado), e a dos soldados, foram colocadas fora do limite da povoação. Todas as construções de pau a pique e cobertas a capim, pertencentes ao Estado, foram destruídas.
Com a mudança da sede da Companhia Indígena, arrasou os restantes destroços da fortaleza e cobrimos o fosso. No mesmo lugar, foi construído um jardim público, que é o único do distrito.
Intimou os particulares a seguirem o exemplo. Quer na Gabela, quer em todos os Postos da Circunscrição.
Mandou fazer fornos de telha para benefício dos edifícios públicos, e também para os particulares, aproveitado por muitos deles. Não havia arruamentos e andava-se aos pontapés ás crostas de salalé. A residência do Administrador era uma mais do que modesta casa, com as paredes apenas barreadas, as janelas sem vidros.
Quando deixou a Circunscrição do Amboim, tinha construído na Gabela um grande editício onde estava instalada provisoriamente a Administração, onde estava a Repartição de Fazenda, e com divisões para instalações de funcionários. Construiu um edifício para cadeia, com duas amplas salas e quartos particulares; e também a Escola de Artes o Ofícios com três amplas salas, cheias de luz, com 20 m de comprimento por 6,40m de largura, e onde funcionavam já com magníficos resultados as oficinas de carpinteiro e de serralheiro.
Iniciou a construção de um novo edifício destinado à Administração.
Também iniciou a construção de pequenas casas destinadas a cipaios.
Projetou a construção duma nova residência para o administrador e um edifício para instalar convenientemente a Estação dos Correios. Devido á atividade do inteligente Delegado do Saúde, iniciou a construção de um hospital, para europeus e indígenas, com 40m de frente por 17m de lado, tendo sete quartos, enfermaria, duas salas para curativo, casa de banho, farmácia, secretaria, etc., e cujo trabalhos foram suspensos por motivos estranhos á boa vontade do citado funcionário.
As residências dos particulares e as casas comerciais, também se modificarem duma maneira apreciável, perdendo o especto de cubata que tinham na sua maioria As estradas já existentes foram convenientemente reparadas e aperfeiçoadas. Outras foram construídas e algumas. Com a chegada do Caminho de Ferro do Amboim, que foi concluída em 1925, para servir as plantações de café no Planalto do Amboim, a cidade teve novo incremento no seu desenvolvimento. Em bitola estreita e ligava o Porto Amboim com Gabela. Possuía 130 km de extensão e acabou por encerrar as suas atividades em 1975.
Em 1949, após a plena operação do Caminho de Ferro do Amboim, o desenvolvimento era notável, sendo a sede da Circunscrição do Amboim, no distrito de Cuanza Sul. Era então uma vila com grande perfil comercial e agrícola, e numerosa população europeia.

 

ENTRE OS ANOS de 1960 aos ANOS 1974

 

A Gabela entre os anos de 1960 e 1974, tornou-se numa das mais prósperas terras produtivas angolanas, crescendo dia a dia, ascendendo a categoria de cidade a 6 de Junho de 1962, à luz do Decreto-Lei nº 3.254, por ordem de Venâncio Augusto Deslandes, durante a vigência do sistema colonial português.

Ponto de passagem obrigatório a quem de Luanda se dirigia ao Lobito e Benguela, pela magnifica estrada asfaltada que a servia. 
O café aí produzido chegou a ter títulos do melhor café do mundo. Nesta mesma região encontravam-se, várias empresas onde se destaca a Empresa C.A.D.A. Companhia Angolana de Agricultura, grande produtora de café, com sede numa pequena vila chamada Boa Entrada.

 

Entre 1960 e 1974 existiam na Gabela os seguintes Serviços Públicos:

Administração do Concelho do Amboim- Praça Dr. Oliveira Salazar- C.P 1
Associação Comercial e Agrícola do Amboim-Praça Dr. Oliveira Salazar- C.P.9
Câmara Municipal da Gabela- Praça Dr. Oliveira Salazar- C.P. 2
Delegação dos Registos de Notariado- Praça Dr. Oliveira Salazar- C.P. 1
Delegacia de Saúde do Amboim-C.P. 117
Destacamento Militar- na Sétima- C.P. 239
Escola Elementar Profissional de Artes e Ofícios-Avª. General Carmona C.P. 138
Escola Industrial e Comercial D. António Barroso Gabela- Avenida General Carmona- C.P. 135
Escola Primária nº66 Augusto Gil- Avenida Sétima- Caixa Postal 208
Estação dos Correios, Telégrafos e Telefones- Praça Dr. Oliveira Salazar
Estação Regional Agrícola do Instituto do Café de Angola- 12 Km C.P. 31
Grémio do Milho do Ultramar- C.P. 79
Junta de Exportação do Café- C.P. 31
Montepio Geral de Angola- Avenida General Carmona-C.P. 26
Paróquia da Gabela-Posta Restante
Posto Policial da Gabela- Largo da Polícia-C.P. 155
Repartição de Fazenda e Finanças da Gabela- Praça Dr. Oliveira Salazar
Sindicato Nacional dos Empregados e Comércio da Província de Angola- Rua Dr. José Maria Aguiar – C.P.11
Sindicato Nacional dos Motoristas e Metalúrgicos de Angola- Av. GeneralCarmona-C.P. 38
Agência do Banco de Angola- Rua Dr. José Maria de Aguiar-C.P. 44


Entre 1960 e 1974 existam na Gabela as seguintes Empresas Privadas:

A
A.A. Figueiredo Basto- Casa Carioca e Casa Novo Mundo- Comércio geral -C.P.20
A. Brasília- António Pereira Balaia- Moda e confeções e loiças- Rua Dr. José Maria Aguiar. C.P. 179
A Metalúrgica da Gabela-João Baptista da Sila-Construção civil e máquinas para beneficiamento de café
A de Sá Costureiro-Augusto de Sá Ferreira Cardoso- Alfaiataria, fazendas
Nacionais e estrangeiras- Avenida General Carmona C.P.345
A Tentativa Comercial e Industrial, Lda.- Importação, exportação, eletrodomésticos,
Representações e mobílias- Rua Dr. José Maria Aguiar. C.P.53
A Valente-Tentativa-Comércio Geral e descasque de café-Rua do Mercado. C.P.227
Abel Lopes Gomes – agricultor e lavrador-Quipungo-C.P. 87
Abílio Coelho Pinto Lda. -Comércio Geral- Av. General Carmona-C.P.171
Acácio Marques Palanque-Comércio Geral-C.P.110
Agência Comercial e de Contabilidade-Oliveira & Sousa Lda. Procuradoria e agente de seguros-Rua Silva Porto. C.P.256
Agostinho Ferreira-Comércio Geral – Zembia Zembia-C.P. 184
Albino Martins Videira-Mercearia-Rua Mário da Cunha Brito-C.P.60
Alcino Viriato-Comércio Geral
Alexandre & Irmão Lda. – Comércio Geral- C.P. posta restante
Alexandrino Fernandes Arede-Comércio Geral-C.P.187
Alfaiataria Marchante-Francisco pires Marchante- Av. General Carmona-C.P.139
Aliança Comercial da Gabela. – Importação e exportação, armazém de víveres, sub-agentes da ETA, revendedor NOCA- Avª. Norberto Mário Fernandes- C.P.161
Alice de Jesus Prazeres-Comércio Geral
Alice Mesquita -Salão Brasil-Cabeleireira-C.P. 160
Almeida & Pereira Lda.- Comércio Geral- C.P.145
Amadeu do Nascimento Oliveira Lda.-Auto Universal-Acessórios de automóveis,
Ferramentas, armas e munições, bicicletas e motorizadas- Praça Salazar. C.P.77
Américo H. Alves de Oliveira (Herdeiros)-Comércio Geral-C.P.64
Américo Marques Branco-Livraria Académica- Av. General Carmona-C.P.158
Amorim & Irmão, Lda.- Fábrica de descasque de café e agricultura- Posta restante
Ana Solana Monteiro (Herdeiros)-Agricultura-Canhumbi-C.P.201
Anacleto da Cruz Brito-Roça Vencedora-Comércio geral e agricultura-C.P.89
André de Almeida- Comércio geral e agricultura-C.P. Posta restante
Ângelo Marques Pinto-Comércio Geral
António de Almeida Leitão- Comércio Geral- Zembia Zembia
António Alves Barreto-Gabinete de arquitetura- Av. General Carmona-C.P.67
António do Amaral Simões- Comércio Geral-C.P.140
António András-Construção Civil- C.P. posta restante
António Aníbal Valente-Comércio Geral
António Augusto Ramalho-Comércio Geral
António Baptista Henriques-Comércio Geral
António Baptista Vaz-Comércio Geral-Rua Central- C.P.8
António Cabrita da Silva- Comércio Geral
António Carlos T. Martins Santareno- Agricultura- C.P.236
António Carvalho de Matos-Comércio misto-Rua Trindade Santos-C.P.213
António Costa Lafayette- Agricultura
António Duarte Lopes Lopo-Comércio Geral-C.P. 99
António Fernandes Nunes-Comércio Geral- Honga- C.P. 204
António Fonseca Coimbra-Comércio Geral
António Gonçalves Magalhães, e Filhos & Ca, Lda. -Comércio Geral e Agricultura Praça Dr. Oliveira Salazar-C.P.47
António Jesus Pacheco-Agricultura e Comércio Geral-Vila Aguiar-C.P. 56
António Joaquim Lambelho Vaz-Comércio misto-Rua Dr. José Maria de AguiarC.P.217
António José Nascimento-Comércio Geral-C.P.108
António José Rodrigues-Comércio Geral e Agricultura-Av. General Carmona-C.P. 17
António José de Sousa Queirós (Herdeiros)-Comércio Geral
António Lopes Cerveira-Representações e Agricultura-Praça Dr. Oliveira Salazar C.P.26
António Luís Soares-Comércio Geral-Rua Boa Entrada-C.P. 238
António Manuel Raimundo-Comércio Misto- Rua Trindade dos santos
António Maria dos Santos Andrade- Latoeiro e funileiro-C.P.163
António Martins Dinis-Comércio Geral
António Martins Nunes-Comércio Geral
António de Matos (Herdeiros)- Agricultura-C.P. 49
António Pais da Silva- Sapataria- C.P. 59
António Pereira da Silva-Comércio Geral – Zunzua
António Rebelo-Comércio Geral -C.P. 63
António Rodrigues Fonseca- Enfermeiro- C.P. 117
António Rodrigues Martinho- Agricultura. Posta restante
António dos Santos Vitória, Lda- Comércio Geral
António Simões-Reparação de Automóveis-Rua Trindade dos Santos-C.P.73
Aquário Restaurante Bar- Av. General Carmona-C.P.87
Aristides Silva- Comércio Geral e Agricultura- Filial Vila Aguiar-C.P.121
Armando Cardoso Pereira Lda – Comércio Geral
Armando Martins, Lda.,- Comércio Misto, Automóveis, adubos-Rua Paiva CouceiroC.P.4
Armindo da Conceição Santos-Comércio Geral
Arselino Lopes Machado-Comércio Geral e Camionagem-C.P. 128
Artur Gomes Pereira-Comércio Geral- Honga
Artur Santana Valentim-Alfaiataria Modelo-Praça Dr. Oliveira Salazar-C.P.115
Associação Comercial e Agrícola do Amboim-Praça Dr. Oliveira Salazar-C.P.9
Associação Recreativa do Amboim (ARA)-Avenida Norberto Mário Fernandes
Auto Bólide-M. Marques & Irmãos LDA -Avª Marechal Carmona-Telefone 22458- C.P. 351
Auto Industrial e Mecânica do Amboim Lda. C.P. 109
Auto Reparadora do Cuanza Sul-Avenida General Carmona-Telefone 22332-C.P.332
Auto Reparadora Lda. – C. P. 162
Auto Reunidas Lda. – Praça Dr. Oliveira Salazar- C.P.77
Auto Universal- Praça Dr. Oliveira Salazar-telefone 22277-C.P. 77
Avenida Hotel-Ricardo & Campos Lda. - Avenida Marechal Carmona- C.P. 222

B
Banco de Angola- Rua Silva Porto-C.P. 44
Banco Comercial de Angola- Praça Dr. Oliveira Salazar – C.P.242
Bar Arco-Iris-Álvaro Costa Ferreira – Rua Dr. José Maria Aguiar – C.P.58
Bar Central-Arlindo dos reis Carvalho -Avª Marechal Carmona- C.P. 36
Bar Gira-Sol – Alberto Lopes Gião- Rua da Igreja-C-P- 88
Bar Restaurante Royal- Porfírio Gomes Rodrigues- Praça Dr. Oliveira SalazarC.P.119
Bar Tropical-Alberto Jesus Ribeiro- Av. ª Marechal Carmona- C.P. 17
Barbearia Duarte- Augusto Maria Duarte-Rua Dr. José Maria Aguiar-C.P.139
Batista & Vaz Lda. – Comércio misto -Telefone 22108 -C.P. 8
Benjamim Ribeiro Ferreira Florindo- Comércio geral
Bento Calvinho Sargento- Comercio geral- Rua Paiva Couceiro- C.P.75
Bernardes & Filhos Lda.- Rua Dr. José Maria Aguiar- Telefone 22150-C.P.150
Bernardino do Nascimento Ferreira-Alfaiataria- Rua Mária da Cunha Brito- C.P.94
Bertão & Ca, Lda. Serralharia- Rua Serpa Pinto- C.P. 243
Brinquedos de Angola-Brial-Rua Dr. José Maria Aguiar- C.P. 45

C
CADA-Companhia Angolana de Agricultura SARL-agricultura -Boa Entrada-C.P.43
Caetano & Irmão-C.P.25
Caldeira & Irmão- Largo da Polícia- C.P. 193
Casa Gabela-Carlos Alberto Ferreira das Neves- Rua da Boa Entrada- C.P. 200
Carlos Alberto de Oliveira Figueiredo-Talho- C.P: 29
Carlos Cardoso dos Santos- Comércio geral
Carlos Figueiredo, Filhos & Ca, Lda.- Comércio geral-Avª General Carmona-C.P. 29
Carlos Gonçalves- Oficina de Automóveis- Rua Serpa Pinto-C.P.245
Carlos Lopes Graça- comércio geral-C.P. 18
Carlos Pinheiros-comércio geral
Carlina Barroso de Oliveira- comércio geral
Carvalho & Santos Lda. – comércio misto- Rua José Maria Aguiar – C.P. 144
Carvalho & Sobrinho Lda. – C.P. 32
Casa Americana Comercial, SARL-automóveis- C.P. 110
Casa Angola-Idorindo dos Santos-comércio geral- Rua Trindade dos Santos-C.P. 207
Casa Baby- moda e confeções- Av. ª Marechal Carmona-C.P.18
Casa Benfica-António Maria do Amaral-mercearia-Rua Mário da Cunha Brito-C.P. 234
Casa Ferral-Fernandes & Ferreira Lda. -comércio geral-Rua Trindade dos Santos – C.P.118
Casa Lisboa-Armando Henriques Rosa-moda confeções-Rua Dr. José Maria AguiarC.P.170
Casa Mandarim-Portugal & Sousa Lda.- moda, confeções e artigos orientais-Rua Trindade de Sousa-telefone 22133- C.P. 133
Casa das Novidades-José Manuel Marta-moda e confeções-C.P. 206
Casa Passarinho-Vicente Ferreira- mercearia- Rua Dr. José Maria de Aguiar-C.P. 106
Casa Portugal-Caldeira & Irmão Lda.- comércio geral-Rua Mário da Cunha BritoC.P.193
Casa S. Paulo -Arnaldo Gomes Loureiro- comércio geral-Rua Mário da Cunha BritoC.P.137
Celestino Ribeiro Cardoso- Comercio Geral-C.P.74
Celestino Ribeiro de Carvalho- Comercio Geral
Cerveira & Oliveira- Comércio Geral
César Augusto Saraiva- Comércio Geral
Cine Amboim- Cinemas-C.P.58
Cipriano Martins Antunes-Camionagem- Posta restante
Clara Fernandes-Cabeleireira- Rua Mário da Cunha Brito-C.P.28
Clube de Caçadores do Amboim-Clube Desportivo e Recreativo- Posta restante
Clube Central da «CADA» - Clube Desportivo e Recreativo- Boa Entrada
Colégio Santa Rita-C.P. 216
Companhia da África Ocidental Portuguesa- Nhia- Sisal, agricultura e comércio - C.P. 23
Companhia Angola de Agricultura-CADA-Boa Entrada. Agricultura café, coconote e óleo de palma. C.P.43-em Lisboa rua Aurea 181-4º
Cirel-Sociedade Comercial de Representações Lda- Comércio Geral, eletrodomésticos rádios, gira discos, e agentes seguros Fidelidade Atlântica-Av General Carmona C.P.45
Cirilo & Irmão- C.P.23
Colégio Infante Sagres-Ensino primário e Liceal 1ºe 2º ciclos- Av. General CarmonaC.P. 76
Companhia do Seles SARL-Agricultura-Rua Mário da Cunha Brito-C.P.34
Constantino de Sousa Borges-Honga- Comércio Geral
Cooperativa do Café do Amboim SARL – comércio de café- Posta restante
Correia de Sá Lda.- C.P.46
Cunha & Neto-Motorizadas - stand e reparações- Rua Trindade dos Santos-C.P.141a

D
Dantas e Valadas & Ca, Lda.- Farmácia Lusa- Praça Dr. Oliveira Salazar-C.P.13
David & Correia Lda.- Londrina- Moda e confeções bijuteria – C.P.21
Diamantino Lino Gonçalves-Comércio Geral
Diogo Lourenço de Albuquerque-Comércio Geral-C.P.180
Dionísio Muro Veloso-Comércio Geral
Domingos Pereira Bessa-Honga-Comércio Geral-C.P.218
Drogaria Central-Raimundo & Bernardino-Drogaria-Rua Mário da Cunha Brito C.P.94
Duarte b& Martins Lda.-Comércio Geral-Rua Dr. José Maria Aguiar-C.P.14

E
Elétrica do Amboim-Bernardes & Filhos Lda-Artigos elétricos, ferramentas- Rua Dr. José Maria Aguiar-C.P.150
Eliano Borges Teixeira- Comércio Geral-Posta restantes
Elite Salão-Manuel Marques Velez- Barbearia-Rua General Carmona – C.P.150
Elvídio S.V. Oliveira-Agrimensor-Praça Dr. Oliveira Salazar-C.P.168
Escola Elementar de Artes e Ofícios- C.P.138
Escola Industrial e Comercial da Gabela-Avenida General Carmona-C.P.135
Evaristo Figueiredo-Comércio misto-Rua Dr. José Maria de Aguiar

F
Fazenda Sofia-Luís Rodrigues Moutinho- Agricultura-C.P.41
Felícia, LDA- C.P. 10
Fernando Carvalho de Matos-Casa Amboim-Comércio Geral - Rua da Boa EntradaC.P.200
Fernando da Conceição Baptista-Comércio Geral
Fernando Martins Antunes-Camionagem- C.P.107
Fernando Valente-Foto Cami-Fotografia-Praça Dr. Oliveira Salazar- C.P.227
Foto Branco-Fotografia-avenida General Carmona-C.P.158
Francisco Afonso Gonçalves- Comércio Geral
Francisco de Almeida (Herdeiros)-Fazenda Triunfo-Imbua-Comércio e agricultura Avª General Carmona-C.P. 48
Francisco Borges-Quipindo- Agricultura e comércio- C.P.90
Francisco Carlos Morais-Zunzua- Agricultura- C.P.132
Francisco Joaquim Ferreira- Barbearia- Praça Dr. Oliveira Salazar-C.P.106
Francisco Martins Cordeiro-Importação exportação estação de serviço-AvªGeneral Carmona- C.P. 65
Francisco Pires Pereira-Comércio Geral-C.P.209
Francisco Santos Pereira- Importação e agricultura-C.P.22
Francisco Venâncio de Sousa- Quissacra- Agricultura-Posta restante

G
Gabela Hotel- Vasco de Campos-Hotel-C.P.75
Gerardo António Dinis da Gama- Médico- C.P.15
Gráfica do Amboim- Avenida General Carmona- C.P.143
Guaraná Hotel- Hotel-C.P. 75
Guedes & Almeida-Guedal-Fábrica de descasque de café- C.P. posta restante
Guilherme Navarro-Médico Dentista-C.P.71

H
Henrique Pinto Boia- Carpintaria e serração de madeiras-C.P.91
Henrique Tavares- Comércio Geral

I
Ilídio Gilberto Mendes-Camionagem, inseticidas e pesticidas-C.P. 57
Irmãos Abrantes LDA-Comércio Geral- C.P. posta restantes

J
Jaime Fonseca-Comércio Geral-C.P.102
João Carlos Campos-Comércio misto, loiças e artigos orientais-Largo da PolíciaC.P.402
João Maria Figueira- Comércio geral – C.P.39
João Modesto Gregório (Herdeiros)-Chindinde-Agricultura-C.P. Posta restante
João Rodrigues Alves-Construtor Civil-C.P.51
Joaquim Barros de Jesus-Honga-Comercio- C.P. Posta restante
Joaquim Domingos Rosa- Médico- C.P. 109
Joaquim J. Calça- Importação e exportação- C.P.30
Joaquim Melo de Almeida-Comércio geral-C.P.61
Joaquim Pereira-Rua Mário da Cunha Brito
Joaquim Rodrigues de Almeida-Mercearia-Avª General carmona-C.P. 194
José António Carvalho Puga- Moagem e camionagem
José António Julião-Agricultura -C.P. Posta restante
José António Lopes Barradas-Comércio geral
José António Campos- Esplanada Arco-íris Lda. Rua José Maria Aguiar-C.P.58
José Borges-Comércio Geral
José Correia da Silva-Comércio Geral-C.P.248
José Ernesto Martins Santareno-Comércio geral
José Joaquim Gomes-Honga-Comércio geral-C.P.62
José Lourenço dos santos-Camionagem-C.P.96
José Luís Cordeiro de Sousa-Avª General Carmona-Agente de companhia de seguros “A Mundial de Angola” – C.P. 116
José Maciel de Sá- Talho e peixaria-Avª Mário da Cunha Brito – C.P.247
José Manuel de Oliveira-Comércio geral-Posta restante
José Marques Bernardino-Comércio geral
José Martins Morgado-Comércio geral-C.P.93
José de Matos-Quipungo-Comércio geral
José de Melo Almeida- Agricultura-C:P.12
José Meneses Júnior- Camionagem
José Morais-Camionagem
José Nazaré Fernandes-Honga- Comércio geral-C.P.50
José Nunes Simões & Irmão-Mercearia- C.P. Posta restante
José Pinto- Comércio geral-C.P.223
José Quaresma Júnior-Zunzua-Comércio geral
José Ribeiro Ferreira-Comércio geral
José Viegas Pinto- Comércio geral-Posta restante
Júlio Augusto Vilares-Comércio geral- Rua da Boa Entrada-C.P.129
Júlio Lopes Estanqueiro-Mercearia – Avº General Carmona-C.P.83
Júlio Pimenta da Costa-Vila aguiar- Agricultura-C.P. Posta restante
Junta de Exportação de Café-C.P.31

L
Laura da Costa Oliveira-Comércio geral
Laura de Jesus Silva-Comércio geral
Libório Custódio Rocha-Comércio geral
Livraria Académica- C.P.410
Lourenço Pereira Constança-Comércio geral
Lourenço &Santos-Capanga-Comércio geral-C.P.Posta restante
Lucinda Simões- Cabeleireira- C.P.Posta restante
Luís Grandela-Talho e padaria-C.P.Posta restante
Luís Rodrigues Moutinho (Herdeiros)-C.P.41


M
M. Marques & Irmão Lda-Auto Bólide-Stand de automóveis -Avª General Carmona C.P.351
Madag-Sociedade Industrial de Madeiras da Gabela Lda. Serração e carpintaria Rua Serpa Pinto- C.P.45
Magalhães &Ca-Comércio geral-C.P.101
Manuel Abrantes Costa (Herdeiros)-comércio geral
Manuel Alves Paula-comércio geral-C.P.171
Manuel Augusto Simões-carros de aluguer-C.P. Posta restante
Manuel Barros -Panda- comércio geral
Manuel da Costa Lima-comércio geral
Manuel Duarte Ribeiro-Bairro Sousa-reparação de automóveis-C.P.221
Manuel Ferreira Martins-comércio geral
Manuel Henrique Rosas-comércio geral
Manuel João Veloso- produtos Agran -Avº General Carmona-C.P.30
Manuel Joaquim Saiago-Mercearia-Rua Mário da Cunha Brito-C.P.60
Manuel Marques Velez-Salão Elite-Barbearia- Rua General Carmona-C.P.158
Manuel Mesquita-Tabacaria Mesquita-Praça Dr. Oliveira Salazar-C.P.216
Manuel Ramos Guimarães-Médico Dentista- Rua do Cruzeiro- C.P.235
Manuel Ribeiro Lda -Quipindo- comércio geral
Manuel Sobrinho de Oliveira-comércio geral
Manuel Teixeira Bacelar-comércio geral-Praça Dr. Oliveira Salazar-C.P.35
Manuel Viana Cândido-comércio geral
Maria Coelho Matos-comércio geral
Maria da Costa Oliveira & Filha-Capaca-C:P.36
Maria Edite Simões-comércio geral
Maria Gertrudes Almeida Prazeres de Sá-Agricultura-C.P.188
Maria Olimpia Sandão Nóbrega-Pastelaria Esmeralda-Avª General Carmona-C.P.28
Maria Rafaela Lopes Pereira-comércio geral
Maria Rosa de Almeida Inácio Domingues-Salão Mariazinha- Cabeleireira- C.P.99
Maria Vitória da Silva (Herdeiros)- Roça Pinheiro-Londa-Agricultura e Comércio
Mariana Pereira de Araújo Morais- Colégio Infante de Sagres- Avº General Carmona Ensino primário e liceal - C.P. 76
Mário Cunha SARL- agricultura e comercio – C.P.34
Mário Moreira e Irmão-Assango- C.P:127
Marques Nunes &Ca Lda-Automóveis, fabrica de descasque de café, comercio geral C.P.24
Marques Seixas & Ca Lda- Agricultura, comércio geral, fábrica de descasque de arroz C.P.3
Mercearia Cruzeiro- Abílio Coelho Pinto, LDA- Avª General Carmona- C.P.5
Mesquita & Irmãos Lda- mercearia-Avª General Carmona- C.P. 222
Montepio Geral de Angola-Avª General Carmona- C.P.26
Mutualidade de Angola- delegado António Batista Vaz- C.P.8

N
Nhia Agrícola Lda- Agricultura- C.P. 33
Norberto Guedes Raimundo- comércio geral-Rua da Boa Entrada-C.P. 69

O
O Nosso Abrigo- delegação Carlos Figueiredo, Filhos & Ca Lda- Avª General
Carmona C.P.29
Odete Oliveira- Zunzua-agricultura- C.P. Posta restante
Oficinas Ferrão Lda- oficinas de automóveis-C.P. Posta restante
Oliveira & Sousa Lda- agência geral de contabilidade-Procuradoria- Rua Silva Porto C.P.256
Ourivesaria Tic-Tac- António da Silva Coimbra- Relojoaria-Rua Paiva Couceiro C.P.228

P
Pascoal & Graça Lda- comércio geral-armazém de vendas por junto-Avª General Carmona
Passarinho-Duarte e Martins Lda. -Filiais na Conda e Santa Comba- Comércio geral, agricultura, moagem Rua Dr. José Maria Aguiar C.P.14
Pedro Oliveira Lda.- Angopol-C.P. 153
Peixaria Senhora da Boa Hora- Domingos Pereira Lourenço- Rua Dr. José Maria Aguiar
Pensão Oliveira- António do Nascimento Oliveira-Avª General Carmona-C.P.153

Q
Quissama Agrícola-Comércio, agricultura e industria-C.P.43

R
Rádio Reparadora- reparações de rádios-C.P.254
Raimundo & Bernardino- Drogaria Central- Rua Mário da Cunha-C.P. 94
Raul da Silva Tafulo-comércio geral-C.P.212
Recauchutagem do Amboim Lda-Filiais Santa Comba e Novo Redondo-Rua Trindade dos Santos- C.P.228
Refrigerantes Ultramar- Raimundo & Godinho Lda-C.P. 69
Relojoaria Amboim-Manuel da Conceição Estanqueiro- Rua Mário da Cunha Brito
Relojoaria Barata- Mário Augusto Escovar Barata-Avª General Carmona C.P. 199
Relojoaria Central- Sílvio da Conceição Estanqueiro-Rua Dr. José Maria Aguiar
Representações Quanza sul Lda. -comércio misto importação e exportação
Roça Aurora- Eusébio Nunes- Agricultura
Roça Belo Monte- Bernardo & Filhos Lda- C.P. 150
Roça Boa Altura-Sociedade Agrícola Bervina- Agricultura- C.P. 7
Roça Monte Estoril- Felício Lda- Agricultura
Roça Pinheira- Maria Vitória da Silva- Londa- Agricultura
Roça Rio Ave- Sociedade Agrícola……-agricultura
Rocha & Coelho- Praça Dr. Oliveira Salazar- Comércio geral-C.P. 5
Rosa dos Santos Machado- comércio geral

S
Sapataria Nova- José Augusto Louro- Avº General Carmona
Sapataria Popular- Artur dos Santos- Rua Dr. José Maria de Aguiar- C.P.174
Sapataria Progresso-Manuel Pais da Silva- C.P. 59
Sapataria Slomão- Raul Duarte Rei- Avª General Carmona-C.P.134
Sapataria Triunfo-Adérito Agostinho Lourenço-Largo da Polícia-C.P.233
Secção Distrital do SNECIPA- Sindicato -Rua Dr. José Maria Aguiar
Sical-Sociedade Industrial e Comercial-Descasque de café e Panificaçaõ-C.P.180
Sicobel-Sociedade Industrial e Comercial- Padaria-Avª General Carmona-C.P.112
Silvestre José Domingues-Serração de madeiras e carpintaria
Sociedade Agrícola Cafeeira S. Miguel- Aurélio de Sousa e Castro- Roças S. Miguel e Maria Amélia-Agricultura – café e palmar - C:P. 104
Sociedade Agrícola Lafayetes- Agricultura-C.P.130
Sociedade Agricultura e Café Lda.
Sociedade Angolana de Representações-Avª General Carmona -C.P. 45
Sociedade Comercial Angoma Lda.- Socol- Praça Dr. Oliveira Salazar- C.P. 47
Sociedade Comercial de Ferramentas SARL-AVª General Carmona
Sociedade Comercial de Representações Lda.- Avª General Carmona- C.P. 45
Sociedade Industrial e Comercial do Amboim- C.P.180
Sociedade Marques Seixas SARL- C.P. 3
Socofer-Sociedade Comercial Ferramentas SARL
Sporting Clube do Amboim- C.P. 120

T
Tabacaria Mesquita-Praça Dr. Oliveira Salazar- C.P.215
Talho Novo- C.P. 247

U

União Agrícola da Caputa- agricultura
União dos Empregados da CADA- Boa Entrada – Clube Desportivo
Vassalo & Estanqueiro- comércio geral

V
Vítor Castanheira Nunes-Casa Vareta-Livraria e tabacaria- Praça Oliveira Salazar C.P. 111
Vítor das Neves Agostinho- Camionagem
Vulcanização Triunfo Lda.- Vulcanização de pneus



No início do processo de Independência de Angola, a Gabela através do paladar do seu café, já tinha fama internacional e chegava a todo o mundo, uma vez que nessa altura Angola era o terceiro produtor mundial de café.
Nos anos de ouro saíram da Gabela cerca de 80 mil toneladas de café comercial robusta resultado da produção das suas principais empresas de produtoras de café nomeadamente a CADA-Companhia Angola de Agricultura, Mário e Cunha, Marques e Seixas.
Com o início da guerra civil em 1975 assistiu-se ao êxodo da população branca provocando a degradação quase total do tecido económico e produtivo da região, que tem vindo a recuperar lentamente
Nos dias de hoje não são produzidas, mais do que de 2 mil toneladas de café.

 

A Gabela na atualidade

A cidade da Gabela continua a ser a sede do Município do Amboim que tem uma superfície de 1.027 quilómetros quadrados, conta com uma população estimada 264.168 habitantes e a divisão administrativa corresponde a duas comunas, sendo a sede e a do Assango, com três áreas administrativas, nomeadamente, Salinas, Honga e Boa Entrada

 Atualmente a cidade está subdividida nos bairros de Capango (Cláudio), Catandala, Quibala, Aricanga, Ilha, Sétima Nova, Sétima Velha, Sanas, Merina, Caputa, Cassequel, Inguisso, Quijinbulo, Lua Cheia, Mazungue, Boa Viagem, Quina, Quipaxe, Bruvir, 11 de Novembro, Inconcon, Quipupa, Amba, Catete, Vila Capundi, Londa, Valódia, Buembué, Quissacra, Zona A, Zona B e Zona C.

Nota: Este texto foi baseado em artigos na Gazetas das Colonias. 


Download PDF da História da Gabela

 

Próximos Eventos



Brevemente disponível...



Apoios



Brevemente disponível...